Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia da PB, realizou palestra em Pilõezinhos

O Presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado da Paraíba, SR. João Hércules Bezerra Gomes, esteve proferindo uma palestra sobre epilepsia na cidade de Pilõezinhos, a palestra foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação da População

Público Presente



Jornal A União
Destaque
Epilepsia avança e a PB tem 35 mil portadores


25 de junho de 2010
O neurologista Marco Aurélio Smith disse que portadores desse mal são discriminados, ressaltando que a epilepsia não é uma doença e sim um sintoma, que pode ser tratadoLuiz Conserva Repórter.
A Paraíba tem 35 mil epilépticos e, no Brasil, eles somam mais de 3 milhões. A revelação é do presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia da Paraíba (Aspe-PB) , João Hercules Bezerra Gomes, durante o I Congresso de Epilepsia e Diabetes, realizado recentemente no Espaço Cultural, no Centro Universitário de João Pessoa -Unipê-JP. Dezenas de profissionais da área de saúde participaram do evento, que contou com apresentação de trabalhos científicos em várias áreas.
O médico neurologista Marco Aurélio Smith, residente em João Pessoa e especialista no campo da pesquisa para tratamento da epilepsia, proferiu palestra e destacou que os portadores desse mal são discriminados pela sociedade e vistos como doentes. "A epilepsia não é uma doença e sim um sintoma, que pode ser tratado, podendo o portador levar uma vida normal", citou Marco Aurélio.
O presidente da Aspe, João Herculano, anunciou que João Pessoa vai contar com uma unidade especializada para tratamento da epilepsia. "Ela não é contagiosa, contagioso é o preconceito", afirma João Hércules, presidente da Associação.
Para o médico Marco Aurélio Smith, isto é um avanço não apenas para os portadores de epilepsia, mas também para a sociedade paraibana e nordestina. "As pessoas precisam saber que este mal tem cura e que se corretamente diagnóstico pode ser facilmente tratado com uso de medicamentos ou com intervenção cirúrgica".
Ele explica que a epilepsia pode ter várias causas, principalmente por lesões cerebrais originadas desde um acidente cerebral até pela falta de oxigênio no momento do parto.
De acordo com João Hércules, a Paraíba poderá ter o 1º Centro Cirúrgico de Epilepsia do Norte-Nordeste para operar gratuitamente pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). João Hércules diz que no país há milhões de pessoas aguardando na fila para serem operadas. Na rede privada, uma cirurgia custa, em média, R$ 30 mil.
João Hércules lembra que no Brasil só existem 11 centros de tratamento e cirurgia de epilepsia e a demanda é muito alta, sendo a pessoa portadora obrigada a passar de 90 a 120 dias para conseguir uma vaga em um desses 11 centros. Caso esse Centro Cirúrgico seja implantado na Paraíba, poderemos operar de 10 a 12 pacientes por mês.
O presidente da Associação de Epilepsia esteve em Brasília (DF), com o deputado federal Luiz Couto para pedir ao ministro da Saúde a aprovação de uma minuta e a liberação de recursos para a implantação do centro cirúrgico na Paraíba, que deverá ser referência para o Norte-Nordeste.Paciente teve 600 crises e conseguiu a cura
João Hércules, presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia da Paraíba, lembrou que ainda há preconceito com as pessoas que sofrem desse mal. Ele lembra que um paciente de João Pessoa tinha mais de 600 crises por mês, mas graças a cirurgia a pessoa foi curada. João Hércules diz ser preciso um centro médico para operar pacientes gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde-SUS.
O homem que hoje trabalha para atender o máximo de pessoas que são portadores de epilepsia conta que desde os cinco anos sofria desse mal, por isso tudo foi muito difícil para ele, devido a ignorância e a falta de informação das pessoas, inclusive chegando até ser isolado das crianças que brincavam com ele em sua residência e também dos alunos na escola onde estudava.
"Foi difícil para minha mãe porque a mesma era professora da escola que eu estudava e de repente teve que se deparar com uma situação constrangedora, pois os próprios pais dos alunos e amigos de minha mãe a discriminavam por ter um filho epilético", lembra João Hércules.
Residindo em Emas, interior da Paraíba, João Hércules acrescenta que era trazido a cada seis meses para exames em João Pessoa." Cheguei ao ponto de querer me suicidar. No dia 20 de setembro de 2005, João Hércules foi submetido a uma cirurgia por uma equipe de seis médicos comandada por Luiz Fernando Martins, do Instituto Neurológico de Goiânia (GO)."Depois de alta do hospital descobri que essa cirurgia já era realizada pelo SUS, desde 1994. Isso me chocou e fez com que eu levantasse a bandeira no Brasil, em prol dos portadores de epilepsia", ressaltou. "Epilepsia não é Contagiosa , Contagioso é o Preconceito".SITE: www.aspeparaiba.com.br Veja tudo sobre epilepsia.

3 comentários:

Sou epilética há 13 anos. Minhas crises durante dois anos eram parciais e depois passei a ter crises generalizadas e paralelas, as parciais. tinha pouco tempo para recuperar a memória, o mal estar, seguido de forte depressão.
Agora com ácido valproico controlo a crise total e com lamotrigina, as crises parciais.
Estou levando a vida normal, trabalho, me divirto pouco e estou sempre apreensiva.
Gostaria de saber como voces conseguiram se organizar en virtude de nao encontrarmos os portadores uma vez que temerosos nao se assumem como epiléticos? Sei que a orientação da comunidade seria um grande passo para todos nós, mas nao tenho obtido respaldo.
Vou aguardar sujestoes por este site.
Agradeço.

vamos ccobrar a aprovação do pl 7797/10 relatora deputada rosinha do pc do b de alagoas, telefone do senado 0800 61 22 11 da camara 0800 619619

Tem-se agora uma nova alternativa de tratamento para o portador de epilepsia: o CBD (canabidiol)!!!
Postei esta petição -- você não quer se juntar a mim?

Agência Nacional de Vigilância Sanitária: Queremos o CANABIDIOL reclassificado para substância de uso controlado!

Para: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Esta petição é muito importante e poderá ajudar outros pacientes portadores de epilepsia de difícil controle.

Entendo também que o tema é de interesse também de outras categorias de pacientes que poderão ser igualmente beneficiados pelo medicamento.

Convido, então, essa Associação e seus membros a se integrarem nessa luta.

Clique aqui para saber mais e assinar:

http://www.avaaz.org/po/petition/Agencia_Nacional_de_Vigilancia_Sanitaria_Queremos_que_o_CANABIDIOL_seja_reclassificado_para_droga_de_uso_controlado/?mIedlbb

Peço que assine e divulgue para sua lista de contatos, para alcançarmos o maior número de pessoas.
A petição faz um resumo sobre o tema e o objetivo.

Listo alguns links que podem ser consultados para maiores informações a respeito do tema.
http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/07/em-carta-aberta-medicina-da-usp-defende-reclassificacao-do-canabidiol.html
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/04/justica-autoriza-remedio-derivado-da-maconha-para-menina-com-epilepsia.html
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/entenda-o-que-e-o-canabidiol-e-possivel-mudanca-para-importacao.html
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/03/pais-lutam-na-justica-por-liberacao-de-remedio-derivado-da-maconha.html
http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/07/familias-entram-na-justica-para-tratar-os-filhos-com-canabidiol-na-paraiba.html

Muito obrigado,
DION CARVALHO GOMES DE SÁ

Postar um comentário