Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Professora Piedade deixa lição de amor e dedicação ao magistério


Com 74 anos, a professora Maria da Piedade Medeiros Paiva dedicou quase metade de sua vida ao magistério. Segundo relatos de quem conheceu de perto a docente, foram 35 anos de amor empenhados ao ofício do ensino.
A professora Piedade, como era chamada por todos, contribuiu imensamente para o desenvolvimento de uma educação de qualidade em Guarabira, tendo sido fundadora do antigo Externato João XXIII, instituição que teve sua direção por muitos anos. A docente ainda dirigiu cursos e coordenou treinamentos na área de didática e Recursos humanos.
Mas o legado de Piedade Medeiros não se restringiu apenas a aqueles que tiveram a honra de ter sido seu aluno. Sua contribuição intelectual ultrapassou o simples ato de lecionar, já que a professora também é escritora de obras que retratam aspectos do cotidiano social e da vida amorosa. Dentre seus livros, destacam-se: Que Amor é Esse? - que é composto de reflexões sobre o dia-a-dia da vivência conjugal; Casamento, Pra Que Te Quero? e Bom Dia Todos Os Dias.
A pedagoga guarabirense também publicou materiais didáticos que foram bastante utilizados, na década de 1980, nas primeiras séries do ensino fundamental, a exemplo da coleção Língua Portuguesa – Novas Idéias volume 1 ao 4.
Incentivadora e otimista, Piedade contagiava amigos e colegas de trabalho. Segundo uma de suas amigas, a psicóloga Penha Pontes, “a professora transmitia muita segurança a todos que dela se aproximava”.
Além se ter se dedicado ao magistério, Piedade Medeiros teve considerável importância para o avanço de alguns setores da sociedade guarabirense. Ela foi idealizadora e fundadora da Pastoral da Terceira idade, juntamente com o Monsenhor Nicodemos. Também deu início ao Grupo do ECC, movimento católico que congrega casais para reflexão da Bíblia, e fez parte do movimento Folcolares. A professora ainda contribuiu para a inicialização de cursos pré-nupciais.
Maria da Piedade era casada com Sebastião Paiva, com quem teve seis filhos: A professora deixa lição de amor e dedicação ao magistério.
Fonte: Brejo.com

0 comentários:

Postar um comentário