Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

sábado, 30 de março de 2013

Hoje, Sábado de Aleluia


Hoje, Sábado de Aleluia, dia que antecede a celebração da Páscoa, é também dia de muitas tradições, a queima de Judas, representação da morte, por enforcamento, de Judas Iscariotes, traidor de Jesus Cristo.
Esta tradição, chamada de Queima de Judas, continua viva em algumas comunidade do município de Sento Sé. Moradores do bairro Tombador, são responsáveis em manter o costume desde o antigo povoado.

HISTÓRIA DA QUEIMA DE JUDAS
A malhação é uma tradição nas igrejas católicas e ortodoxas introduzida pelos portugueses e espanhóis para simbolizar a morte de Judas Iscariotes, que foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Segundo as escrituras do Evangelho, Judas foi o traidor que entregou Jesus aos capturadores em troca de 30 moedas de prata. No livro de Mateus, na Bíblia Sagrada, é relatado que, Judas sentindo remorsos pela traição, enforcou-se.
Em Sento Sé, a queima acontece no Sábado de Aleluia. A prefeitura municipal todos os anos dá apoio com a aquisição do Boneco e disponibiliza carro de som para animação do evento e leitura do testamento, apesar dos organizadores malharem as autoridades e personalidades do município, às vezes por questões político-partidárias. Moradores do bairro Cícero Borges este ano inovaram criando o seu próprio boneco e saíram às ruas da cidade pedindo ajuda para a festa.
 
fonte
http://www.sentosenoticias.com/2013/03/hoje-sabado-de-aleluia-tem-congos-e.html

0 comentários:

Postar um comentário