Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

7ª Conferência Municipal da Assistência Social aconteceu em Pilõezinhos


DSCN0916O CRAS do município de Pilõezinhos realizou nesta segunda-feira (05), a 7ª Conferência Municipal da Assistência Social, que este ano abordou um assunto bem temático. O evento foi aberto a toda população e aconteceu das 08h às13h, em sua unidade localizada no Conjunto Ezequiel Constantino.
A palestrante da 7ª Conferência Municipal, Maria Gorete, ficou muito feliz pela participação dos presentes, na questão de propostas para o sucesso do município. “Conferência, é conferir e analisar o desenvolvimento no sistema”, diz Maria Gorete. O evento foi promovido em parceria com o Conselho Municipal de Assistência e a Diretoria de Assistência Social. A conferência teve a finalidade de avaliar e concretizar os avanços conquistados no setor, buscando a ampliação da participação e maior controle na área da proteção social.

A Assistência Social é uma política pública, direito do cidadão que dela necessitar e um dever do Estado. É uma política social que integra a seguridade social brasileira, de caráter não contributivo. Por meio das ações da Assistência Social é possível garantir o acesso a recursos mínimos e provimento de condições para atender contingências sociais e promover a universalização dos direitos sociais.   A Política de Assistência Social tem como fundamento legal a Constituição Federal brasileira (1988), a Lei Orgânica da Assistência Social (1993), além de normas, portarias, decretos, entre outros dispositivos.
A atuação da política de assistência social se realiza de forma integrada às demais políticas setoriais e se organiza por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SUAS é organizado em níveis de proteção: proteção social básica e proteção social especial, de modo a atender às demandas dos cidadãos de acordo com o nível de complexidade.
Ao todo, foram seis eixos de discussão: o Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios do SUAS e Regionalização.
Foi realizada também a escolha dos (Delegados e Suplentes) para representar o município na Conferência Estadual que acontecerá no mês de “Outubro” na cidade de João Pessoa-PB.
Presenças importantes: Rosinaldo Lucena (prefeito), Iraponil Siqueira (vice-prefeito), Gracilene e Oliveira Cosmo (vereadores), Cássia Sousa (presidente do CMAS), Dione Oliveira (sec. Assistência Social), Josinaldo Cassiano (pres. Conselho tutelar), Roberto Oliveira e Lurdes (agentes de saúde), Sd. Carlos (polícia militar), José Cabral (representante do STR de Pilõezinhos), Delma Amorin (Assistente Social), professoras da rede municipal, educadores e alunos do CRAS, Rafael (sec. educação), representantes da saúde, entre outras autoridades.
Após um diálogo bastante proveitoso, alguns foram recepcionados com um belo e delicioso almoço no RESTAURANTE e BAR da Leonice em Pilõezinhos.








Por Pedro Júnior

0 comentários:

Postar um comentário