Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sábado é dia D de vacinação contra pólio e sarampo em Pilõezinhos


                                 Prefeitura de Pilõezinhos/PB, e a Secretaria municipal de Saúde está organizando para 15 de agosto o Dia D da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional contra Sarampo. A segunda dose da vacina contra a poliomielite é destinada para crianças de 0 a 5 anos. Já, a de sarampo é para crianças com idade de 1 a 6 anos. A meta é vacinar 95% das crianças com essas faixas etárias.
A vacinação contra a poliomielite, que já está erradicada no Brasil, acontecerá somente no dia D. Segundo a Enfermeira Kália Pereira Pontes, coordenadora municipal de imunização, somente haverá prorrogação caso a meta não seja atingida.
“É necessário que os pais levem seus filhos para tomarem a segunda dose da vacina contra pólio, mesmo a doença estando erradicada no País, para que continuemos sem essa doença que pode causar grandes danos a criança, como a paralisia”, disse Kália.
A vacina contra o sarampo estará disponível no centro de saúde  Drº Cloves Bezerra de Pilõezinhos até o dia 16 de setembro. O objetivo do Ministério da Saúde com a campanha é o recebimento  do certificado da Ordem Mundial de Saúde de erradicação do sarampo.
Qualquer criança que esteja dentro da faixa etária pode tomar a dose da vacina. A única ressalva é para as que estejam com febre alta ou portadora de HIV sintomática. Sarampo
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das machas até quatro dias após o surgimento das mesmas.
 
Com informações de 
www.jailsonmaia.com

0 comentários:

Postar um comentário