Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Em 27 de Abril, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (HA). Instituído em 2002 por lei federal, ele tem o objetivo de conscientizar a população sobre esta complicação que – de acordo com o Ministério da Saúde – acomete mais de 30 milhões de brasileiros. Na cidade de Pilõezinhos esta data será Comemorada no dia 30 de Abril, na Praça de São Sebastião, com uma tenda da Saúde instalada para verificação das Pressões artérias, realização da Secretaria Municipal de Saúde de Pilõezinhos Governo Municipal

Atualmente, considerando a população com mais de 30 anos, as internações decorrentes desta complicação representam 20% do total registrado pelo Sistema único de Saúde (SUS). O que supera o índice de qualquer outra doença, causas externas e partos.

O Diabetes e a Hipertensão

Fatores de risco como obesidade, excesso de colesterol, estresse, vida sedentária e consumo exagerado de sal agravam o problema. Itens que também contribuem para o surgimento do diabetes. Não é à toa que a prevalência da hipertensão entre os portadores de diabetes é bastante elevada.

Na verdade, o próprio desencadeamento do diabetes tipo 2 já pode se tornar responsável pela instalação da hipertensão. Em entrevista ao site da SBD, por exemplo, o presidente da entidade, Dr. Leão Zagury, descreveu que na fase que antecede o diagnóstico do diabetes, pode ocorrer o que os médicos chamam de Resistência Insulínica.

Neste momento – explica o especialista – apesar da insulina ser produzida normalmente, ela não age corretamente e obriga o pâncreas a produzir uma quantidade maior para que a glicose seja corretamente aproveitada. O que acaba gerando um excesso que fica circulando pelo organismo. Um quadro que pode favorecer a instalação de hipertensão arterial e comprometer o endotélio vascular

Saiba mais sobre Hipertensão

1) O que é Pressão Arterial?

é a força com que o sangue circula pelo organismo após ser bombeado pelo coração. A pressão é diagnosticada como normal em 120 (máxima) e por 80 (mínima) por milimetros de mercúrio (mm Hg).

2) O que é Hipertensão?

Quando a pressão arterial ultrapassa 14 por 9, e se mantem nesses níveis, é dado o diagnóstico da hipertensão. Em geral ela é assintomática e quando o portador percebe, descobre que já possuia o problema há anos.

3) O que causa a hipertensão?

Esta situação pode ser desencadeada por fatores genéticos, estreitamento da aorta, doença nos rins, diabetes e distúrbios de tireóide. Contudo, em 90% dos casos as causas não são identificadas.

4) Conseqüências da Hipertensão

Derrames, Insuficiência cardíaca e Insuficiência renal.

5) Principais Sintomas

Tonturas, dor de cabeça, palpitação e vista embaçada.

6) Como previnir?

Praticar atividades físicas regularmente e alimentação saudável.

0 comentários:

Postar um comentário