Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Exames para diagnosticar Catarata e Glaucoma com pacientes de Pilõezinhos

A Secretaria Municipal de Saúde do Municipio de Pilõezinhos, realizará nesta Quinta-feira dia 14 de Abril de 2011 as 08:00 horas, uma triagem/avaliação em pacientes que estejam com suspeita de Glaucoma e Catarata, sendo diagnosticada a doença a equipe que está vindo da Capital do Estado João Pessoa fará o encaminhamento para uma possivel Cirurgia ou tratamento da mesma.
Local da Realização das Consultas com Triagens : Na Secretaria Municipal de Saúde de Pilõezinhos.

Veja mais detalhe sobre estas doenças abaixo:

1) O que é catarata e o que é glaucoma?

O olho funciona como uma câmera fotográfica. A retina corresponde ao filme que, ao ser sensibilizada por raios luminosos, forma a imagem que é interpretada pelo cérebro. Para que a visão seja de boa qualidade é necessário que a imagem seja focalizada sobre a retina com perfeição. As lentes responsáveis pela focalização da imagem são a córnea e o cristalino. O cristalino é uma lente biconvexa que situa-se logo atrás da pupila.
A Catarata é a opacificação do cristalino. Tornando-se opaco, o cristalino não permite que uma imagem nítida se forme sobre a retina. Dependendo da intensidade e da localização das opacidades do cristalino, a pessoa pode não se dar conta de que a Catarata está se desenvolvendo. Mesmo porque, na maioria das vezes, a catarata instala-se muito lentamente. Quando as opacidades atingem a porção mais central do cristalino, a visão torna-se mais enfumaçada e borrada. Com o tempo , à medida que a Catarata avança, a visão vai ficando cada vez mais comprometida, podendo chegar apenas à percepção de luz.
O processo de envelhecimento é a causa mais frequente da opacificação do cristalino: são as chamadas Cataratas Senis, que podem surgir já a partir dos 40 anos de idade.
Existem vários outros tipos de Catarata. Seria interessante chamar a atenção para o fato de que alguns medicamentos podem causar catarata. O mais importante é o corticóide, principalmente na forma de colírio. Que, por sinal, pode também causar glaucoma. De uma maneira simplificada, Glaucoma é uma elevação da pressão no interior do olho, o que acarreta atrofia do nervo óptico.
O olho humano produz, continuamente, um líquido (humor aquoso) para nutrição das estruturas do segmento anterior. Após cumprir sua função, este líquido deve ser drenado através de canais específicos. Esse contínuo fluxo de entrada e saída de líquido confere um certo grau de pressão (normal) no interior do olho.
Qualquer obstrução no sistema de drenagem acarreta um represamento do humor aquoso dentro do olho, com consequente elevação da pressão intra-ocular. A hipertensão ocular é nociva aos filamentos nervosos que formam o nervo óptico, que é o elemento condutor dos estímulos visuais para o cérebro. Com o tempo, o nervo óptico vai se atrofiando e comprometendo a visão, de maneira irreversível.
Existem dezenas de tipos de Glaucoma, mas o mais frequente, é o Glaucoma Crônico de Ângulo Aberto. Nesse tipo, ocorre uma obstrução parcial à saída do aquoso, porque os orificios de drenagem se tornaram mais estreitos e obstruídos por materiais que se acumulam com a idade.

O Glaucoma Crônico de Ângulo Aberto tem uma incidência de 1 a 2% na população geral, índice que aumenta após os 40 anos, podendo atingir 6 a 7% após os 70 anos de idade.

0 comentários:

Postar um comentário