Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Entrevista: Pe. Joanderson destaca tradição de tapete colorido ornamentando a Praça de Pilõezinhos



Padre Joanderson Lira
Na manhã desta sexta-feira (31) o repórter Pedro Júnior da Rádio Pilõezinhos FM conversou com o Padre Joanderson Lira, administrado da área pastoral, São Sebastião em Pilõezinhos.
Nesta quinta-feira dia (30) foi comemorada uma das datas mais importantes para os Católicos “Corpus Christi”. Na ocasião muitos fiéis comemoraram a missa na Igreja central?
- O padre disse que ontem foi uma data muito especial, a mais de 800 anos a igreja celebra esse dia da instituição da Eucaristia relembrando aquilo que na quinta-feira santa já celebramos. Para nós termina sendo uma grande festa, porque o coração da nossa igreja é a Eucaristia e desejo de João Paulo II, a igreja vive de Eucaristia e por isso celebramos.

O que também virou tradição na cidade foi o tapete colorido que ornamentou a Praça de Pilõezinhos. Como é feito este trabalho?
Divulgação: Facebook
- Esses tapetes têm sua origem já no século XVII em Minas Gerais, era uma tradição de enfeitar o lugar no qual Jesus iria passar e essa tradição vem se alastrando pela região sul e vindo até a Paraíba teve a honra de resgatar essa tradição para nós.
- Não temos um tema especifico, mas nós trabalhamos geralmente colocando símbolos da eucaristia, os que reflitam nossa fé e símbolos das nossas pastorais. Tudo isso só tem sentido a partir do Cristo que está na nossa vida.
Quem teve essa iniciativa?
- Eu idealizei o projeto, mas os jovens do EJC e Servos de Maria concluíram o trabalho com muito carinho. Vestiram a camisa e assumiram a responsabilidade de organizar tudo com amor.
Pilõezinhos e Tacima são as duas únicas cidades da Paraíba que realizam a confecção de tapetes coloridos?
- Pelo menos até onde tenho conhecimento a cidade de Tacima tem sete anos de trabalho de confecção de tapetes e nós estamos no ano consecutivo realizando esse projeto e creio que se torne tradição na cidade. Iremos continuar se Deus quiser.

Por  Pedro Júnior

0 comentários:

Postar um comentário