Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

SEMANA SANTA: Entenda o tríduo pascal

triduo-pascalO Tríduo Pascal é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa. Este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal. É celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.
Desde 1955, com a reforma litúrgica, o Tríduo Pascal é um tempo litúrgico mais bem definido, antes as celebrações podiam durar mais de 12 horas.
Após o Glória da Missa da Ceia do Senhor, na quinta-feira, todos os sinos e instrumentos da igreja são silenciados.
Quinta-feira da Ceia
Na Igreja Católica, na missa durante o Glória todos os sinos da igreja devem dobrar, só voltarão a ser escutados na proclamação da Glória na Vigília Pascal.


Após a homilia ocorre o ritual da lavagem dos pés pelo sacerdote, conforme Jesus. A missa termina com a transladação do Santíssimo Sacramento para um lugar menor. Adoração Eucarística é recomendada, mas deve ser feita sem solenidades. Todos os altares da igreja ficam desnudos, exceto onde se está o Santíssimo. A cor litúrgica é o branco.
Sexta-feira da Paixão
Relembra a Paixão e crucificação de Jesus. É o único dia do ano que não celebram missas, ao invés, tem-se uma celebração litúrgica.
As imagens dos santos e crucifixos devem estar encobertos e suas respectivas luzes apagadas, conforme a Tradição local. A cor litúrgica é o vermelho, porém em algumas Paróquias, se utiliza o preto, numa espécie de Luto.
Sexta-feira Santa é dia de Jejum e abstinência de carne. A Igreja pede aos seus filhos que se silenciense para relembrar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia
Não se celebram missas pela manhã. É o dia onde se faz a lembrança de Jesus morto, onde se cultiva a esperança e perseverança. A cor litúrgica é o branco.
Com Google

0 comentários:

Postar um comentário