Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Tribuna Livre itinerante: prefeito de Pilõezinhos fala dos 51 anos de emancipação política do município


O programa Tribuna Livre, da Rádio Cultura AM 790, foi gerado da câmara de vereadores de Pilõezinhos. Neste sábado (27), a cidade completa 51 anos de emancipação política. Na ocasião, o jornalista Jailson Maia entrevistou o prefeito do município, Nado Mendes. Além de vários secretários como: Wellington Fernandes, secretário de agricultura; Juarez Fernandes, secretário de esportes; João Batista Fernandes, secretário de finanças, entre outros.

Nado Mendes falou da trajetória de governo durante esses dois anos frente ao poder executivo do município. Explicitando vários projetos que foram feitos, além de muitos outros que, segundo o prefeito, ainda estão por vir em 2015. Na ocasião, em entrevista ao programa Tribuna Livre, o prefeito divulgou a programação para este sábado: a partir das 19h haverá um torneio de futebol no estádio do município e, logo em seguida, a partir das 22h30, a banda Bem Bolado fará a apresentação na Praça São Sebastião, no centro da cidade. ATRAÇÕES DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2015
No próximo dia 11 de janeiro de 2015 o município de Pilõezinhos realiza a tradicional festa de São Sebastião. Em entrevista ao jornalista Jailson Maia, da Rádio Cultura, o prefeito anunciou algumas atrações que estão confirmadas para se apresentarem nos festejos do padroeiro da cidade. Entre as atrações estão: Cavalo de Pau, Sirano e Sirino, Espora de Ouro, Forró Sustentação, Paulo Márcio, Evaldo Freire, Luzinete e Augusto César. Nado Mendes ainda disse que, na próxima segunda-feira (29), anunciará outras atrações que se apresentarão na tradicional festa de São Sebastião.
CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE PILÕEZINHOS
Pilõezinhos, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na Microrregião de Guarabira, no brejo paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era de 5.155 habitantes. Área territorial de 44 km².
Inicialmente habitada pelos índios Aratus, Cariris e Potiguaras. Os Aratus e Cariris nativos que ocuparam essas terras ficaram conhecidos pela produção de peças cerâmicas, cestaria e pelo cultivo de milho, feijão, mandioca e amendoim. As estimativas são de que os índios Aratus e Cariris tenham vivido nessa região antes da colonização do Brasil, por volta de 1400. Depois essas terras foram habitadas pelos índios Potiguaras, as terras que hoje formam a cidade de Pilõezinhos tiveram como colonizadores, os portugueses que instalaram seus engenhos de cana-de-açúcar na região, por volta do ano de 1750.
Segundo conta a tradição, as terras onde hoje é o município de Pilõezinhos, foi de um senhor por nome de Cândido Moisés. Homem este que era muito rico e dono de quase toda a área da cidade, tinha dois engenhos, e uma casa que hoje é patrimônio histórico. Antes de se chamar Pilõezinhos, a cidade teve dois nomes: Vila de Vera Cruz e Vila de Santa Cruz. Com o passar do tempo foi encontrado pequenos pilões em uma pedra que são provenientes da idade Pré Cambriana média, cuja idade varia entre 500 milhões de anos. Designam-se comumente como pré-cambrianos os terrenos formados durante essa era. Esses pilões constituem-se de rochas metamórficas (gnaisses, xistos) intensamente dobradas e falhadas e rochas ígneas (granitos de anos, localizado próximo á zona urbana considerado patrimônio municipal). Porém na metade do século XIX a região conhecida por vila de Vera Cruz foi assolada por epidemia de colera que matou a metade dessa população e principalmente a mão-de-obra escrava, mão- de obra essa que movia os engenhos.
No início do século XX foram surgindo os primeiros núcleos habitacionais. A povoação floresceu e foi construída uma capela e um cruzeiro sob a invocação de seu padroeiro São Sebastião. Capela está, que foi construída por uma promessa, que salvou a população da cólera. Foi criado um novenário de 11 a 19 de janeiro. Este que já dura mais de 157 anos de tradição.
Em 1951, a Lei Estadual nº 652 de 05 de dezembro de 1951 cria o distrito de Pilõezinhos, pertencendo ao município de Guarabira. Em 27 de dezembro de 1963, a lei estadual nº 3128, cria o Município de Pilõezinhos, sendo desmembrado do município de Guarabira.
As festas do município de Pilõezinhos é baseada na religião (no caso,catolicismo), a tradicional festa de São Sebastião é uma festa que movimenta a cidade, além de ser a mais tradicional da região, ela ainda leva em suas procissões os estandartes, bandeiras e os anjos e santos, além do homenageado São Sebastião. Tem seu início no dia 11 de janeiro e seu término no dia 19 de janeiro, se comemorar esta data tornou-se tradição, tradição esta, que dura mais de 158 anos.

0 comments:

Postar um comentário