
Nado Mendes falou da trajetória de governo durante esses dois anos frente ao poder executivo do município. Explicitando vários projetos que foram feitos, além de muitos outros que, segundo o prefeito, ainda estão por vir em 2015. Na ocasião, em entrevista ao programa Tribuna Livre, o prefeito divulgou a programação para este sábado: a partir das 19h haverá um torneio de futebol no estádio do município e, logo em seguida, a partir das 22h30, a banda Bem Bolado fará a apresentação na Praça São Sebastião, no centro da cidade. ATRAÇÕES DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2015
No próximo dia 11 de janeiro de 2015 o município de Pilõezinhos realiza a tradicional festa de São Sebastião. Em entrevista ao jornalista Jailson Maia, da Rádio Cultura, o prefeito anunciou algumas atrações que estão confirmadas para se apresentarem nos festejos do padroeiro da cidade. Entre as atrações estão: Cavalo de Pau, Sirano e Sirino, Espora de Ouro, Forró Sustentação, Paulo Márcio, Evaldo Freire, Luzinete e Augusto César. Nado Mendes ainda disse que, na próxima segunda-feira (29), anunciará outras atrações que se apresentarão na tradicional festa de São Sebastião.
CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE PILÕEZINHOS
Pilõezinhos, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na Microrregião de Guarabira, no brejo paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era de 5.155 habitantes. Área territorial de 44 km².
Inicialmente habitada pelos índios Aratus, Cariris e Potiguaras. Os Aratus e Cariris nativos que ocuparam essas terras ficaram conhecidos pela produção de peças cerâmicas, cestaria e pelo cultivo de milho, feijão, mandioca e amendoim. As estimativas são de que os índios Aratus e Cariris tenham vivido nessa região antes da colonização do Brasil, por volta de 1400. Depois essas terras foram habitadas pelos índios Potiguaras, as terras que hoje formam a cidade de Pilõezinhos tiveram como colonizadores, os portugueses que instalaram seus engenhos de cana-de-açúcar na região, por volta do ano de 1750.
Segundo conta a tradição, as terras onde hoje é o município de Pilõezinhos, foi de um senhor por nome de Cândido Moisés. Homem este que era muito rico e dono de quase toda a área da cidade, tinha dois engenhos, e uma casa que hoje é patrimônio histórico. Antes de se chamar Pilõezinhos, a cidade teve dois nomes: Vila de Vera Cruz e Vila de Santa Cruz. Com o passar do tempo foi encontrado pequenos pilões em uma pedra que são provenientes da idade Pré Cambriana média, cuja idade varia entre 500 milhões de anos. Designam-se comumente como pré-cambrianos os terrenos formados durante essa era. Esses pilões constituem-se de rochas metamórficas (gnaisses, xistos) intensamente dobradas e falhadas e rochas ígneas (granitos de anos, localizado próximo á zona urbana considerado patrimônio municipal). Porém na metade do século XIX a região conhecida por vila de Vera Cruz foi assolada por epidemia de colera que matou a metade dessa população e principalmente a mão-de-obra escrava, mão- de obra essa que movia os engenhos.
No início do século XX foram surgindo os primeiros núcleos habitacionais. A povoação floresceu e foi construída uma capela e um cruzeiro sob a invocação de seu padroeiro São Sebastião. Capela está, que foi construída por uma promessa, que salvou a população da cólera. Foi criado um novenário de 11 a 19 de janeiro. Este que já dura mais de 157 anos de tradição.
Em 1951, a Lei Estadual nº 652 de 05 de dezembro de 1951 cria o distrito de Pilõezinhos, pertencendo ao município de Guarabira. Em 27 de dezembro de 1963, a lei estadual nº 3128, cria o Município de Pilõezinhos, sendo desmembrado do município de Guarabira.
As festas do município de Pilõezinhos é baseada na religião (no caso,catolicismo), a tradicional festa de São Sebastião é uma festa que movimenta a cidade, além de ser a mais tradicional da região, ela ainda leva em suas procissões os estandartes, bandeiras e os anjos e santos, além do homenageado São Sebastião. Tem seu início no dia 11 de janeiro e seu término no dia 19 de janeiro, se comemorar esta data tornou-se tradição, tradição esta, que dura mais de 158 anos.












0 comments:
Postar um comentário