Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Padre retoma uma tradição antiga na Igreja de Pilõezinhos.

O Pároco da cidade de Pilõezinhos começou na Paroquia de São Sebastião uma tradição antiga na Igreja Católica onde as crianças recém -nascidas eram levadas para o templo ou seja (Igreja), para serem apresentados a comunidade cristã e serem abençoados pelo Padre nos Domingos. Na Blibia diz o seguinte :  Assim como ao nascer, Jesus se manifestou em primeiro lugar aos pastores, que eram pobres e excluídos, agora, ao ser apresentado no Templo, revela-se, em primeiro lugar, não aos levitas e os sacerdotes que executaram os ritos da purificação de Maria e do resgate do Menino, mas a dois "pobres de Javé": ao ancião Simeão e à viúva Ana, de 84 anos. Os dois pertenciam aos círculos dos "pobres de Javé" e esperavam a libertação de Israel.  Simeão tinha ido ao Templo “movido pelo Espírito” quando os pais lá levaram “o menino Jesus para cumprir as prescrições da Lei”. Agora, o lugar da nova revelação messiânica não é o campo aberto, mas é o Templo.

 O ancião Simeão, cujo nome significa "O Senhor escutou" (cf. Gn 29,33), é apresentado como um homem "justo e piedoso" que "esperava a consolação de Israel", isto é, a chegada do "Messias do Senhor" (2,26; cf. Is 40,1; 49,13; 51,12; 52,7-13; 61,1-2). No Menino que é apresentado no Templo, e que Simeão recebe nos seus braços, realizam-se em plenitude as promessas prefiguradas pelos rituais litúrgicos.
Reflitamos sobre o significado da cena. No encontro com Jesus realizam-se nossas esperas e esperanças, encontramos alegria e paz, nossos olhos são iluminados para ver a luz que ilumina todos os povos e a glória que brilha no povo de Deus. Mas o encontro com Jesus e a realização das promessas só acontecem quando o mesmo Espírito que conduz Jesus nos conduz também a nós ao encontro dele. Para que nosso encontro com Jesus aconteça, é necessário que, como o velho Simeão, também nós nos deixemos conduzir pelo Espírito. Significativamente, os Padres gregos denominaram este mistério da vida de Jesus simplesmente “o encontro”.

0 comentários:

Postar um comentário