Desaparecidos

ajude a encontrar estas pessoas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

FCD de Guarabira estão implantado a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência em Pilõezinhos.

Nesta Sexta Feira (14), a Rádio Pilõezinhos FM, através do Programa Canal Aberto, apresentado pelo Radialista e Jornalista Jailson Maia, entrevistou a diretoria da FCD da cidade de Guarabira nas pessoas de Euzelma Presidente Estadual da PB. e Israel da FCD de Guarabira, e ainda contou com a presença dos entegrantes e colaboradores desta Associação, o Jorge, Marcelo, Leandro, Edilson, Mema. O objetivo central desta entrevista foi para buscar apoios aqui em Pilõezinhos para a criação da FCD em nosso Municipio, já foram feitas várias visitas e é possivel ter uma Associação aqui em Pilõezinhos.

Na oportunidade foi contado um pouco da História da FCD – Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, que chegou ao Brasil em 1972, através de um seminarista Vicente Masip jesuíta, iniciando um primeiro núcleo em São Leopoldo (RS), espalhando-se rapidamente por outras regiões do Estado e por outros Estados da Federação. No início a atuação foi como movimento social, buscando o despertar da consciência crítica nas pessoas com deficiência, tornando-os donos de seu próprio destino em busca da cidadania frente a uma sociedade que despreza o “diferente”.
Devido a esse movimento, diversos núcleos foram criados no Brasil, onde as pessoas com deficiência se encarregam da difusão e articulação, se envolvendo com outras entidades e associações de e para pessoas com deficiência. Com essa atuação, leis foram criadas, garantindo direitos para pessoas com deficiência.
Israel - Presidente da ACD de Guarabira

Euzelma - Representante Estadual da PB

Equipe da ACD

ACD Guarabira PB.

Vejam algumas desta leis de interesses para a pessoa deficiente no Brasil:
  1. Lei 10.048/00
  2. Dá prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo
  3. Lei 10.098/00
  4. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida
  5. Decreto 5.296/04
  6. Regulamenta as Leis 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida
  7. Lei 7.853/89
  8. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências.
  9. Decreto 3.298/99
  10. Regulamenta a Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência
  11. Lei 8.899/94
  12. Concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual
  13. Decreto 3.691/2000
  14. Regulamenta a Lei 8.899, de 29 de junho de 1994, que dispõe sobre o transporte de pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual.
  15. Lei 8.112/90 (artigo 5º)
  16. Assegura às pessoas portadoras de deficiência o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
  17. Lei 7.752/89
  18. Dispõe sobre benefícios fiscais na área do imposto sobre a renda e outros tributos, concedidos ao desporto amador - (desenvolvimento de programas desportivos para o deficiente físico).
  19. Lei 8.160/91
  20. Dispõe sobre a caracterização de símbolo que permita a identificação de pessoas portadoras de deficiência auditiva.
  21. CONSTITUIÇÃO FEDERAL
  22. (Capítulo VII ) Estabelece garantias constitucionais para criação de programas de prevenção e atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental. Acesso a logradouros, edifícios de uso público e fabricação de veículos de transporte coletivo adequado às pessoas portadoras de deficiência.
  23. CONSTITUIÇÃO FEDERAL
  24. (artigo 7º) inciso XXXI - proibe qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência;
  25. CONSTITUIÇÃO FEDERAL
  26. (artigo 40) vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores portadores de deficiência;
  27. Estatuto do Torcedor - Art. 13
  28. O torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas. Será assegurado acessibilidade ao torcedor portador de deficiência ou com mobilidade reduzida.
  29. Lei 9.249/91
  30. Altera a legislação do imposto de renda das pessoas jurídicas - ( Doações dedutíveis de até 2% - destinatário da doação seja uma entidade civil sem fins lucrativos, com título de utilidade pública federal, que preste serviços gratuitos em benefício da comunidade em que atua)
  31. Lei 10.845/04
  32. Institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência
  33. Lei 11.126/05 Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

Da redação
Jailson Maia
Fonte http://www.soleis.com.br/deficiencia.htm

0 comentários:

Postar um comentário